Correias

As correias são peças essenciais para qualquer veículo. São cintas constituídas por um material flexível, geralmente feitas com camadas de lonas e de borracha vulcanizada. De forma geral, são responsáveis por transmitir a força de um componente e os movimentos de polias para outra peça.

 

As quatro principais correias nos veículos são:

 

  • Correia Dentada;
  • Correia do Alternador;
  • Correia do Ar Condicionado;
  • Correia da Direção Hidráulica.

 

Cheque as correias com o motor desligado e, preferivelmente, frio. Isso evita possíveis queimaduras e ferimentos causados por alguma peça em movimento.

 

Observe cuidadosamente as bordas e a parte interna das correias. Qualquer sinal de desgaste indica que a correia precisa ser trocada e pode indicar, também, que algum acessório ligado a ela pode estar com problemas.

 

Também é preciso verificar a tensão da correia e, se preciso, ajustá-la. Correias muito esticadas podem causar desgaste prematuro nos rolamentos dos acessórios e do próprio motor. Se estiver frouxa, a correia desliza e faz ruído, causando queda na performance dos acessórios.

 

Existem modos de verificar com precisão regulagem das correias, mas também é possível fazer isso manualmente, pressionando a correia no meio de sua maior parte livre, não deve ceder mais de dois centímetros.

 

Fique atento a qualquer um dos sinais de desgaste abaixo:

 

  • Vitrificação
  • Óleo
  • Emborrachamento
  • Rachaduras
  • Decomposição

DICAS

TROCA

Com 50.000 km, as montadoras recomendam a troca da correia dentada do motor e de seus esticadores, mas, devido à responsabilidade destes itens, muita gente antecipa a substituição, para evitar maiores aborrecimentos.

DICAS

NÃO DÊ TRANCO

Foi teimoso e não seguiu a dica acima? NEM PENSE em empurrar para funcionar, principalmente se o carro tiver duplo comando de válvulas. O tranco pode causar rompimento da correia dentada ou atraso/adiantamento de ponto. Esta mudança de ponto pode fazer com que os pistões batam nas válvulas e gerem uma quebra interna, ou então até um calço hidráulico que, em motores diesel, causa uma explosão.